Rua Emiliano Perneta, 725 – 5º andar - Centro - Curitiba – PR, 80420-080
(41) 3233-0486

Situação do Plano Pecúlio.

Situação do Plano Pecúlio.

Esclarecimentos obtidos da Diretoria da Fundação sobre o aumento do custo do Plano Pecúlio.

Gostaríamos de compartilhar com os associados da APC os esclarecimentos fornecidos pela Diretoria da Fundação Copel durante reunião realizada em 11/04/2023 com a APC.

Inicialmente, a Diretoria da Fundação procurou esclarecer o funcionamento desse plano, para que os motivos pelos quais o Plano Pecúlio tem passado por reajustes significativos nos últimos anos possam ser melhor compreendidos.

O Plano Pecúlio possui características semelhantes a um seguro de vida, com a diferença de que é administrado pela Fundação Copel, não por uma seguradora, e não visa lucro. Ele oferece aos beneficiários uma quantia em dinheiro, de acordo com os valores contratados, em caso de invalidez, morte ou falecimento do cônjuge ou companheiro(a).

O Plano Pecúlio opera no chamado regime de repartição simples, o que significa que as contribuições mensais dos participantes devem ser suficientes para pagar os benefícios. No entanto, em períodos em que ocorrem mais mortes do que o esperado, o custo mensal para os participantes pode aumentar, como foi o caso recente com o aumento de mortes em decorrência da pandemia de COVID-19. Por outro lado, se ocorrer uma quantidade menor de sinistros do que o esperado, uma reserva financeira é formada. No entanto, atualmente essa reserva está comprometida o implicou na necessidade de aumentar o custo mensal dos participantes.

Outro fator importante que contribuiu para agravar a situação financeira do Plano Pecúlio é o envelhecimento dos participantes, o que naturalmente aumenta a quantidade de pagamento dos benefícios contratados. A Fundação Copel tem acompanhado esse problema desde 2017 e a situação se agravou a partir de 2020, com a chegada da pandemia.

O Conselho Deliberativo da Fundação Copel também tem acompanhado de perto essa situação e, ainda em abril deste ano, serão analisadas as alternativas propostas por consultorias externas especializadas nesse modelo de produto. Essas alternativas serão amplamente divulgadas entre todos os participantes em breve. 

A intenção da Diretoria da Fundação é tomar a decisão sobre a melhor alternativa com a maior participação possível dos participantes do Plano Pecúlio.

A participação dos associados nestes momentos é muito importante para o fortalecimento da APC e o encaminhamento da melhor solução para o problema. Sentimos que a Fundação Copel está empenhada em encontrar soluções que garantam a sustentabilidade e a qualidade do Plano Pecúlio, visando sempre o bem-estar dos participantes, e está aberta as nossas sugestões.

Deixaremos todos informados sobre a evolução do assunto.


 

Um comentário

  1. […] SITUAÇÃO DO PLANO PECÚLIO […]

Comments are closed.